Hoje, dia 8 de Fevereiro tem início do Ano do Macaco de Fogo, na astrologia chinesa. Coincidentemente e curiosamente, amanheci pensando no selo do Macaco.
Andei pesquisando sobre este signo no horóscopo chinês e notei que alguns conceitos são bem parecidos com o Selo do Macaco.
Conceitos na astrologia chinesa
Personalidade do Macaco
São dotados de um grande sentido de humor, são inteligentes e astutos. São intelectualmente aguçados, completamente inventivos e rápidos a agarrar oportunidades.
De todos os animais no ciclo lunar, o macaco não é consequentemente nenhuma maravilha visto que deve ser ele que herdará a maioria da inteligência do homem assim como a sua capacidade de decisão.
O macaco é o signo do inventor, do improvisador, e do motivador no Zodíaco chinês; um charlatão capaz de lhe extrair tudo com o seu encanto inimitável. Sendo o gênio malandro do ciclo, é inteligente, flexível e inovador. O macaco pode resolver problemas complicados com facilidade e será um aprendiz muito rápido. Pode dominar qualquer coisa sob o sol e tem geralmente a aptidão para ser um linguista muito bom. Uma pessoa nascida durante este ano será bem sucedida no que quer que escolha fazer. Nenhum desafio será demasiado grande para ele.
No lado negativo, a pessoa do macaco tem um complexo de superioridade inato. Não tem respeito suficiente pelos outros. Pode ser extremamente egoísta, invejoso e vão. Há também uma raia ciumenta nele, todas as vezes que alguém alcança uma promoção ou algo que ele não tenha. É extremamente competidor, mas bom em esconder os sentimentos e em planear movimentos marginais. Na perseguição do dinheiro, sucesso no poder, o orgulhoso do macaco é imbatível.
Com a sua versatilidade inata, o nativo do Macaco pode ser um ator, um escritor, um diplomata, um advogado, um bom desportista, professor, etc. É um carácter imensamente sociável que pode iniciar o lado bom de todos.
Na personalidade do macaco uma qualidade que não falta é confiança, não importa como possa parecer, se tímido ou dócil. Tem uma opinião intensa e marcante dele próprio. Mas seria impróprio classificar o macaco como uma pessoa completamente egoísta. Não, é mais como uma criança deliciosa preocupada com ela mesma. Vê-se com o mesmo fascínio e a alegria de um bebé que exibe pela primeira vez a aprendizagem de como brincar com os seus dedos dos pés. Observe como o infante reage quando descobrir como bater palmas. Guinchará com alegria e prosseguirá fazendo repetidamente a mesma coisa até conseguir o domínio completo. Totalmente ocupado com sua descoberta maravilhosa, é inconsciente perante outra coisa qualquer.
Assim você encontrará o macaco a mostrar a mesma alegria envolvido nas seus próprios espertezas e realizações brilhantes. Se você conhecer realmente bem o macaco, você encontrará sempre o desafio deste maravilhoso jogo de viver. É o que o faz ser tão diferente dos outros.
Os insultos, as acusações e as reprimendas dirigidas ao macaco provarão ser ineficaz. É simplesmente impensável para ele acreditar em todas aquelas coisas feias que você o chama. Não pode ser verdadeiro. Tem um retrato tão exato dele próprio, dos seus talentos e da sua fortuna, que você só pode ser um louco ciumento ao fazer tais indicações ridículas sobre ele.
Ao macaco não lhe falta credibilidade. O seu principal problema é render-se à tentação, porque encontra sempre uma maneira fácil de planear e justificar as suas ações ou resolver dilemas sem demasiada despesa. Frequentemente, as pessoas do macaco são julgados asperamente ou acusados erroneamente por outros abaixo do seu posto.
Isto não significa que o macaco se recusa a aceitar o criticismo. Deixe-o pôr a massa cinzenta a trabalhar e logo as coisas serão repostas como deve ser outra vez. Recorde-lhe, as regras foram feitas para ser quebradas; padrões para serem promovidos por especificações mais elevadas; invenções obsoletas a serem ultrapassadas por projetos mais sofisticados. Raramente desanimado pelas suas falhas ou impressionado pelo sucesso de outro, o macaco luta constantemente para fazer mais e melhor e surpreende-se frequentemente a ele mesmo.
Ao lidar com um macaco - seja factual. A objectividade é algo que vive perto. Mas finalmente, você pôde também saber, não lhe importa se você aprova ou não os seus métodos.
O nativo do Macaco pode arrebitar todo o negócio. Você encontrá-lo-á consciencioso sobre o negócio.
O macaco é um intelectual e possuirá uma memória fina. Com a sua inteligência e proficiência soberba, não pode ajudar mas ser um vencedor. O seu gênio é abastecido pela curiosidade insaciável. Deve tentar qualquer coisa ao menos uma vez. Se for detido por um problema, ele saberá inventar uma solução. Além de ser brilhante e astuto, o macaco é prático; conta os seus dólares e centavos. Você não o encontrará a desperdiçar o tempo em empresas perdedoras.
Um realista, adepto na auto preservação, o macaco não hesita em saltar rápido de uma armadilha. Mas o macaco tem consciência e quando o incomoda demasiado será rebatido por atos de caridade. Mas estes impulsos não durarão por muito tempo.
O signo do macaco representa a fantasia. Apreciam dar o conselho útil e sensível, que prova frequentemente serem de confiança. O macaco é inteligente, bom e sempre ansioso, querendo aprender. Podem ser bons linguistas ou oradores convencendo e apreciando um papel ativo numa discussão ou debate, onde possam facilmente cativar os outros com a sua maneira de pensar.
O macaco pode ser malandro e, às vezes, tendem a ser um tanto desonestos. Agarrarão todas as oportunidades que podem provar ser proveitosas ou simplesmente vantajosas em relação aos seus oponentes. Exibem muito encanto; as pessoas frequentemente não percebem o que o macaco é, até que é tarde demais.
O macaco é um pensador original e apesar de ser um amor de companhia, tende a estimar a sua independência. Um macaco que se inibe da natureza ou tiver muitas limitações pode tornar-se muito infeliz. O macaco necessita concentrar-se numa coisa de cada vez e só assim é que conseguirá certamente algo a mais longo prazo. Um macaco raramente faz o mesmo erro duas vezes.
Os macacos casam geralmente jovens e os seus sócios devem permitir que o macaco persiga os seus muitos interesses para que esta união seja bem sucedida. O macaco ama viajar e necessita de um parceiro que vá às extremidades da terra com ele ou caso contrário começará a vaguear noutros sentidos.
Desde que o macaco consiga o que quer sem demasiado esforço ou desgaste, não estimará as suas conquistas. Perde o interesse. Deve aprender a ser mais constante e mais sério. Na sua vida, confiará somente num punhado de pessoas e não terá muitas amizades reais ou longas por causa da sua personalidade complicada e desconfiada. Não gosta de confiar nos outros.
No entanto, o macaco está muito na ribalta. O rato encantar-se-á pela seu ingenuidade. Reconhecer-se-ão pelos sinais do dólar nos seus olhos. O dragão procurá-lo-á pelas sua sagacidade superior. O coelho, a cabra, o cão, o cavalo e o boi todos beneficiarão da versatilidade do macaco e valorizarão a sua competência. O porco e o galo terão do mesmo modo a necessidade do gênio do macaco.
Naturalmente, a serpente com toda a sabedoria e a mente similarmente desconfiada nunca estará completamente confortável com o macaco. O tigre deve evitar o trajeto do macaco, porque será o alvo principal do macaco. O macaco não pode mas mostra o seu orgulho quando desafiado, e depois de descobrir que o tigre é um mau perdedor, ele sentirá a vontade de irritá-lo.
O macaco é um sobrevivente e a sua vida é geralmente colorida e muito movimentada(*).
**************
Selo 11- Chuen - O macaco
Este é um selo Azul, do oeste, do Elemento Terra,regido por Vênus Solar e que trabalhada com o Chakra laríngeo, que transmite informação.
Sendo Azul, precisa desenvolver a Paciência na capacidade de se comunicar e sua função principal é a sensação, pelo Elemento e o sentimento, devido a Vênus.
Inicia o grupo de Selos de 11 a 15, que se preocupam , acima de tudo, com o bem estar e o progresso da humanidade. Sua função psicológica mais importante é a sensação, pela cor e pelo Elemento. E a segunda é o sentimento, pela regência de Vênus.
É um Selo emocional e psíquico, curioso, comunicativo, expansivo, ligado à abundancia, muito habilidoso, tem capacidades artesanais, talento artístico e musical, gosta de truques e mágicas, aprecia o canto e a dança.
Tarot Xultun- Arcano XI - A Força |
Formula e transmite informações, chama a atenção de uma maneira ou de outra e demonstra múltiplos interesses. Sua carta no Xultun, é a Força.
É muito inteligente, tem capacidades matemáticas e científicas, habilidades mecânicas, gosta de jogos e brincadeiras e pode se lembrar de seus conhecimentos de magia e da magia do conhecimento.
Sendo um Selo do Elemento Terra, tem muito senso prático, o que pode torná-lo resistente a readquirir seus conhecimentos espirituais.
A regência de Vênus o torna muito amoroso e sedutor e, mal sintonizada, pode incliná-lo ao adultério, infidelidade, falta de pudor, artimanhas, sensualidade e materialismo.
O Chakra laríngeo o estimula a comunicar e partilhar, seja como inventor, artista, músico, ator, ou outra atividade, qualquer conhecimento adquirido, para o bem da humanidade.
Bem sintonizado, proporciona êxito através da vida social e de saídas criativas.
Seu desafio é deixar de se levar tão a sério, aprender a brincar, desenvolver a paciencia e a perseverença, de modo que chegue a dominar seja qual for o interesse que lhe chame a atenção no momento.
O Macaco rege o Ego Ancestral, o intestino grosso e o dedo indicador da mão esquerda.
Quando voce quiser estabelecer intimidade com o Macaco, sintonize-se com ele através da meditação.(**)
(**) Calendário Maia - Diana de Assis
2 comentários:
Perfeito!
Me cinto compreendida.
Obrigada!
Olá! Que bom.
Obrigada pela visita e pelo comentário
Postar um comentário